Voltar à principal
Imprimir
Contato

Alfredo Vasconcelos inicia campanha contra dengue

DA REDAÇÃO - Editoria Regional - 17/11/08 - 08h00
 
Divulgação
O Município de Alfredo Vasconcelos já está realizando um trabalho de prevenção contra a Dengue


A equipe de vigilância em saúde, através da Secretaria de Saúde Municipal e a Prefeitura de Alfredo Vasconcelos promove várias atividades contra a Dengue. Estão sendo distribuídos folders educativos, cartazes, além de um documentário sobre o combate a dengue que será exibido para várias entidades. O município organiza também uma apresentação teatral, um concurso de redação e desenho com frase nas escolas municipais. O primeiro colocado ganhará um aparelho de DVD.

No próximo sábado (22), será o do Dia D de combate e prevenção a dengue com mutirão de limpeza. O caminhão do lixo percorrerá todos os bairros, recolhendo ferro velho, sucata, garrafas, latas e principalmente pneus velhos. A secretaria de obras prepara-se para uma limpeza em terrenos baldios.

A Campanha deste ano pretende estimular a população a realizar ações diárias para evitar a formação de focos do mosquito Aedes aegypti transmissor da doença.


O “mosquito da dengue” é um pouco menor que o pernilongo comum, tem pernas listradas de branco e preto. Geralmente pica durante o dia. Sua proliferação é maior com a chegada do verão, quando aumentam o calor e as chuvas. Para evitar a dengue o primeiro passo é a prevenção. Deve-se eliminar todos os pontos que sejam possíveis criadouros de mosquito, como locais com água parada. Os reservatórios, caixas de água e lixeiras devem ser fechados.

São sintomas da dengue clássica a febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos náuseas e vômitos, tonturas, manchas e erupções na pele, entre outras. No caso de dengue hemorrágica, versão mais grave da doença que pode levar rapidamente à pessoa a morte, além dos sintomas já mencionados, há também fortes dores abdominais, pele pálida, fria e úmida, sangramento pelo nariz, boca e gengivas, sede excessiva, dificuldade respiratória e confusão mental.



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de textos e fotos publicados no Barbacena On Line,
de qualquer forma, em qualquer meio (sites, portais, rádios, revistas ou jornais) sem a autorização, por escrito, do Editor.

 

© Copyright 2001 - 2008 .:. Barbacenaonline .:. Todos os direitos reservados
Avenida Bias Fortes, 166 – Térreo - Centro – Barbacena – MG - CEP: 36200-068
Telefone: 00+55+32+3331-7086 - ramal 27