Notícias


5 de janeiro de 2017 às 08h37

Verão: época de calor e de economizar água

Confira as dicas e evite o desperdício

Da Redação

No Brasil, segundo estudo do Instituto Trata Brasil, 39% da água tratada é desperdiçada, o que gera um prejuízo de R$ 8 bilhões ao ano.   Com a chegada do verão, o consumo chega a triplicar e o desperdício pode trazer falta de água. Por isso, é preciso conscientização para diminuir estes números alarmantes e reforçar a importância de utilizar esse recurso natural de maneira responsável, pensando em um futuro próximo.

Além de produtos que ajudam a evitar o desperdício, algumas atitudes de economia de água também devem ser adotadas na sua casa ou empresa. Confira algumas dicas:

Tome banhos mais rápidos. Cada minuto a menos no chuveiro pode evitar o desperdício de 23 litros de água.

Se você possui uma torneira pingando em sua residência, conserte-a logo! O gotejamento da torneira chega a desperdiçar 46 litros de água diariamente.

Se estiver escovando os dentes ou se barbeando, feche a torneira! Com a torneira aberta pode se desperdiçar 13,8 litros por minutos.

Só ligue a lava-louças ou lavadora de roupas quando a carga estiver cheia. Com a redução de lavagens pode se poupar grandes quantidades de água.

Não regue o jardim nos períodos mais quentes do dia; faça-o de manhã cedo ou à noite.

Utilize a água descartada pela máquina de lavar roupa para a lavagem do quintal e da calçada.