5 de dezembro de 2016 às 08h11

Educação inclusiva por meio da química

Parceria entre IF Sudeste MG e Associação de Apoio aos Surdos de Barbacena

Da Redação

O IF Sudeste MG – Campus Barbacena está promovendo um projeto de extensão de Educação Inclusiva por meio da química. O projeto está sendo desenvolvido através de um curso teórico-prático bilíngue, em Libras e Língua Portuguesa, "Introdução à química, acessível em Libras", para surdos de Barbacena e região. “As atividades são elaboradas de forma que, preferencialmente, possam ser executadas em grupos no seu desenvolvimento, e buscando apoio na aprendizagem por descoberta e significativa, de forma a valorizar o aprender a aprender”, explicou a coordenadora do projeto Professora Doutora Regina Lucia Pelachim Lianda.

As atividades envolvem vídeo-aulas em Libras, aulas teórico-práticas, atividades lúdicas, tais como divertidos jogos, e apostila bilíngue. Todas as atividades são executadas por estudantes do IF Sudeste MG – Campus Barbacena, sob a coordenação da Professora Doutora Regina Lucia Pelachim Lianda e da Pedagoga, coorientadora do Projeto, Presidente da ASSB, Otávia Melina de Resende Costa, além da colaboração da Coordenadora de Comunicação, Cerimonial e Eventos do Campus Barbacena.

Almeja-se alcance de "inclusão", termo que, por vezes, é utilizado de forma intercambiável como "integração". O resultado parcial já foi apresentado em Congressos (nacional e internacional). O projeto tem a parceria da Associação de Apoio aos Surdos de Barbacena / MG - ASSB.

Com informações da assessoria do Campus Barbacena