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12 de agosto de 2017 às 19h08

A Representação dos Marginalizados na Sociedade Capitalista

A crônica de Leonardo Lisbôa

Leonardo Lisbôa

Os Espetáculos que assisti no Festival Curupira de TEATRO, em 2017, foram muito enriquecedores para a cultura e a arte – Barbacena ganhou.

 

É o teatro uma linguagem artística que romantiza ou mostra através da representação a realidade. Romantiza quando idealiza a estética do belo e perfeito. Ou também mostra,com o seu crível próprio, a realidade: problemas sociais para se enxergar possíveis soluções.

 

Quem assistiu e acompanhou o festival na última semana de julho de 2017, em Barbacena, pode concordar comigo sobre o Espetáculo “Borra” da Trupe Investigativa Arroto Cênico:

Impactante! Pungente! Realista! Desmistificante! Desmitificador!

 

Quem acha que teatro é e deve ser repleto de beletrismo, positivismo (Augusto Comte) e romantismo viu e comprovou que é algo muito além disto.

 

O comum no cubículo dos marginais sociais masculinos foi representado por amontoado de homens, trapos, nudez, masturbação, estupro, violência, loucura, baixa estima... Quem é levado para passar uma noite ali por crime leve (embriaguez) é jogado à sorte com quem foi condenado a anos de reclusão.

 

A proposta da companhia teatral foi mostrar o quê acontece em um presídio masculino. Contradizendo a idealização desta instituição carcerária de reabilitar o criminoso ao convívio social, ela promove, reforça e recalca ainda mais os vícios de comunidades que convivem com a marginalização e desigualdades. O espetáculo teatral nos tirou de nosso comodismo social permitindo a análise para melhorias da vida em sociedade.

 

A cadeia não recupera, diploma a delinquência.

 

Com esta mesma temáticafoi apresentado o espetáculo “34” da Cia. Insólito de Teatro. Orepresentado agora era a cela 34 de um  presídio para mulheres. As personagens para evitar o óbvio da numeração da cela titularse referia à cela vizinha,  “33” com seus dramas e tramas.

 

A violência ao feminino provoca a mulher violenta para salvaguardar suas crias, sua estima, sua sobrevivência. No presídio é mais uma vez violentada por nem sempre ter suas necessidades básicas satisfeitas. Faz do pão o seu absorvente. Faz da outra o seu afeto.

 

Fazem de seu crime a generalização sob o olhar misógino.

 

Se o capital marginaliza e criminaliza ele reproduz o criminoso preso a um círculo vicioso. Faz também aumentar os desabrigados, andarilhos,que temem também a violência.

 

Os sem-tetos e sem-empregos nada possuem exceto a rua e seus perigos. Oespetáculo “Belatriz” da Cia. Caixa de Fósforo bem representou isto.

 

Ali está um foragido da polícia que vive alarmado e em pânico.Elenão entende a docilidade romântica do mendigo possuidor apenas de sua Poesia: panacéia que com a imaginação fertil o protege da total loucura. É ela, a poesia,também seu capital intelectual, porque material só lhe restou seus trapos, seu livro e seu espelho que lhe diz quem ele é. Durante o dia se mira no autoreflexo e a noite procura e admira a estrela Belatriz de Órion.

 

Esteriótipos e arquétipos de conceitos e preconceitos de uma parcela abastada cujo vício é o acumulo de bens e capitais.

 

 

#trupeinvestigativaarrotocenico#ciainsolitode teatro  #ciacaixadefosforo #institutocurupira

 

Leonardo Lisbôa

Barbacena, 03/08/2017.

 

Maiores detalhes de Companhias Teatrais, seus artistas e síntese de cada espetáculo:

a.http://www.barbacenaonline.com.br/noticia/cultura/programacao-do-festival-nacional-de-teatro-em-barbacena

b.https://www.facebook.com/InstitutoCurupira/photos/a.127153967459484.23999.127096047465276/775532349288306/?type=3&theater

 

_ POETAR_
https://www.facebook.com/PoetarPoesiaArte/

http://www.leonardolisboa.recantodasletras.com.br/

 

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NOTA DA REDAÇÃO: Leonardo Lisbôa é professor da rede pública de ensino de Minas Gerais. Fez sua especialização em História na UFJF e seu mestrado em psicopedagogia na Universidade de Havana, Cuba. Publica textos também no sítio www.recantodasletras.com.br onde mantém duas escrivaninhas (Perfis): o primeiro utilizando o próprio nome 'Leonardo Lisbôa' e o segundo o de 'Poesia na Adega'.  Registro no CNPq: http://lattes.cnpq.br/0006521238764228