Voltar à principal
Imprimir
Contato

Barbacena, eu me lembro...

RICARDO SALIM
Editoria Cidade - 20/04 - 15h28

A melhor história de um povo é aquela que fica em sua memória. E assim, de forma gradativa estamos revivendo os grandes momentos que passamos na bela cidade de Barbacena.

Um advogado que morou em Barbacena entre 1957 e 1971, Idelberto Gurgel mandou um e-mail me dizendo: “Ricardo, você acertou em cheio ao lançar a página Barbacena, eu me lembro... Somos parte integrante da história apaixonante, ora pitoresca, desta cidade, com fatos, datas, pessoas, instituições, que marcaram para sempre nossas vidas”. O que eu gostaria de dizer, meu caro Idelberto (hoje morando em Fortaleza/CE), é que eu apenas estou deixando as pessoas passearem por suas memórias. Sai tanta coisa boa e extremamente gratificante.

Desta vez estou dando uma atenção especial ao Jubileu de São José Operário que chega à sua 42ª edição e será aberto esta semana. Também uma canja para o futebol da cidade, tão combalido, mas que merecia tanto ser rejuvenescido.

Mande também a sua colaboração para o meu e-mail ricardo@barbacenaonline.com.br. Estou esperando....


... do capote com pele (imitação) na gola usado para ir-se ao "Jubileu de São José"; que lá se tomava era MUITO QUENTÃO pois o frio era intenso e a garoa constante.
(Dimas Fontes)


... dos jogos entre Villa e Olympic, colorindo as nossas tardes de domingo de azul e verde... Villa de Delvoux, Vicentão, Bandeirinha, Mariozinho, Castelo e Gerci, contra o Olympic do técnico Toniquinho Mangualde e de Danton, Rosenil, Lucas, Porfírio e Maranhão... Ora no Estádio Santa Thereza, ora no São Sebastião, era briga de cachorro grande...
(Mário Sérgio Esteves - Rio de Janeiro)


... do Jubileu, tão esperado, também por nós, alunos da EPCAR. O Sovon´s inovou em matéria de lanchonete. Era o "point" da juventude barbacenense.
(Mota - 1972/1974)


... e como esquecer amigos que conheci no bairro, na Epcar e Colégio Crispim. Impossível deixar de citar os amigos Roberto M. Brunelli (médico, in memória), Nicolangelo V. Terzi (advogado, in memória), Odeite Cardoso, os Irmãos Gesteira, Caiado, Barra, Luis Ney, Ademir Tonholo, Luis Angelo Dutra, Mozart Galdino, Rubens Tadeu, Célio Mazoni, José Antonio Lopes, as familias Sá Fortes, Marteleto Vidigal e os irmãos Marcier. Ficaram para a eternidade as sessões das 18h, domingos, no Pálace e Apolo, o Calçadão da Bota, Gino`s il Candelabro.
(Idelberto F. Gurgel – fortaleza/CE)


... da Boite Sarcófago e da esperada Festa do Jubileu na década de 70.
(Garden Garcia Junior – Manaus/AM)


... das excursões a Cabangu, de trem, cantando "fuscão preto" , e dá-lhe gritaria nos túneis!
(José Giordano)


...do cheiro doce do delicioso “quebra-queixo” feito com côco vendido nas imediações do que é hoje o Banco Real (antes Socomatel) que não só quebrava o queixo, mas arrancava nossos blocos de restauração dentária, artisticamente construídos pelo saudoso Dr. Wilson Marcenes.
(Evane Fornero)


... da Gincana da Rádio Sucesso FM que parou a cidade inteira e a nossa equipe EQUIVARIG ficou em segundo lugar, a festa rolou a noite toda na Rua XV...
(Cris, Dri, Claudia, Dani e Ju – todas – Claro França)


Eu me lembro das inesquecíveis festas da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte! A Dona Carlota com a sua barraquinha de sorteios de frangos assados, a barraquinha do coelhinho e suas casinhas, a pescaria, a boca do palhaço, os leilões de tudo o que se possa imaginar!!! Enfim, ô festa boa que era essa!
(Renato Augusto Santos Oliveira)


... dos melhores carnavais que a cidade já viu.... década de 70. Promovidos pelo Clube Barbacenense, entre 1971 e 1975, eram 11 (onze) dias de carnaval, animados pela Banda Orfeu Negro, de São Paulo. A folia começava no sábado que antecedia a semana do carnaval e terminava na manhã de quarta-feira de cinzas. Nos primeiros seis dias, após o término do baile no Barbacenense, saíamos com os componentes e empresário da banda para fazer serenata para algumas famílias de foliões da cidade, onde éramos regiamente recebidos. Lembro-me de termos sido recebidos em casa de Dr. Moacyr Salim (então Diretor Social do Barbacenense) e a simpática D. Vanda e outros mais. Era tudo de bom !!!
(Sheila Doumith)


Leia mais
Barbacena, eu me lembro... 06/04 - 15h37
Barbacena, eu me lembro... 30/03 - 16h25
Barbacena, eu me lembro... 23/03 - 16h00
Barbacena, eu me lembro... 16/03 - 15h37
Barbacena, eu me lembro... 13/03 - 10h40
 

NOTA DA REDAÇÃO:
Barbacena, eu me lembro... será publicado todas as quintas-feiras no Portal de Notícias Barbacena On Line. Mande sua colaboração para ricardo@barbacenaonline.com.br.




Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de textos e fotos publicados no Barbacena On Line,
de qualquer forma, em qualquer meio (sites, portais, rádios, revistas ou jornais) sem a autorização, por escrito, do Editor.

 

© Copyright 2001 - 2009 .:. Barbacenaonline .:. Todos os direitos reservados
Rua Cônego Vieira, 30 – 3º andar - sala 304 - Centro – Barbacena – MG - CEP: 36200-040
Telefone: 00+55+32+3331-7086 - ramal 21