Voltar à principal
Imprimir
Contato

Barbacena, eu me lembro...

ARTHUR BERNARDES
Editoria Cidade - 03/08 - 15h39

De outro “sui generis” personagem da cidade, que por sua postura chamava a atenção das pessoas que o observavam.

Era o neguinho “Cadilack”. Nunca alguém soube o seu nome. Era “Cadilack” e pronto. Bem magrinho, na rua destacava-se pelo fala arrastada e o incrível gingado característicos de malandro de morro carioca.

A cabeleira lisa, espessa e de tão negra, tinha tons azulado, era seu maior orgulho. Pelo menos estava sempre fazendo propaganda “do produto”: “olha só a melena do neguinho Cadilack”!

Certo dia, “deu sopa na crista”, estava sem documentos e numa batida policial foi “detido para averiguações”. Depois ele me contou sua passagem pela Delegacia e a conversa com a autoridade. Foi algo surrealista: “qual é seu nome”? E o neguinho se saiu com essa: “eu sou o Cadilack, devagar!”. O delegado, num esforço para não rir rebateu: “é, você pode ser o Cadilack, mas aqui, até Mercedinha entra na borracha!”

E o Cadilack emendou: “devagar, ‘seu’ delegado, devagar, o Cadilack é gente fina”.

Novamente o delegado: “vai embora daqui, crioulo safado, ou te arranjo três dias de molho na “geladeira”!”

Lá se foi o Cadilack, devagar, feliz da vida.

Mande também a sua colaboração para o e-mail ricardo@barbacenaonline.com.br.


... dos trens com carros fúnebres que chegavam na estação trazendo pessoas de Barbacena que faleceram em outra cidade e eram trazidos para sepultamento em Barbacena.
(Erani de Paula Araújo, Barbacena-MG)


... de muitas passagens e fatos interessantes, principalmente na década de 80. A multidão que "rondava" o MEIA LUA, o Celeiros, o bar do PEDRO CIMINO etc. Não tem como não lembrar também do milk-shake do Sovon´s ou dos sanduiches dos traileres, principalmente de madrugada.
(Tom - Salvador/Bahia)


... do torneio de futebol de salão disputado no Sílvio Raso entre escolas e comércio local. Era bom demais, sem brigas, só diversão.
(Ricardo)


... da Izabelinha percorrendo as ruas da cidade esbanjando o charme de sua delicada alma.
(Sheila Andrade)


... do José Rocha à frente da Lira Barbacenense, tocando seu clarinete nas procissões da semana santa.
(João Carlos Esteves)


... do antigo supermercado MERCI, onde tinha uns porquinhos no seu logotipo. Amava fazer comprar lá com meus avós. Lembro-me de ter ganhado deles a merendeira dos trapalhões que vendia lá, era sucesso na época.
(Venícios Antônio Barros)


... de ver o Jardim dos Macacos, que não tem mais macacos. Como foram deixar que eles acabassem?
(José Renato Penna Esteves júnior – São Luis do Maranhão)


... quando, próximo à minha casa, tinha o Sandu, que atendia os doentes para o Hospital São José e também as carrocinhas conduzindo os indigentes do Hospital Colônia (mortos) com os pés fora do baú da charrete. Cena impressionante e que nos causava muito medo.
(Elton Belo Reis)


... nos carnavais de rua de minha infância, havia dois personagens marcantes. O primeiro circulava tardes inteiras com uma tabuleta onde se lia "Bloco do eu sozinho". O segundo empunhava um bastão, no qual se prendia a carcaça de um tatu. E o folião cantava: "O tatu subiu no pau / é mentira de quem disse".
(Ricardo Tollendal)


... das partidas de futebol no campinho de terra e na pracinha dos bairros Funcionários e São Jorge, onde éramos felizes demais. Tinha o time do Saleh que só tinha craques, contra a molecada raçuda da parte baixa do bairro, turma de pé descalço, mas raçuda e que dava um trabalhão para os craques como Alencar, Saleh, Everton, Dinho, entre outros grandes amigos do bairro.
(Marcos Jose de Araújo – Ratinho – Sorocaba/SP)


Leia mais
Barbacena, eu me lembro... 27/07 - 14h36
Barbacena, eu me lembro... 20/07 - 14h52
Barbacena, eu me lembro... 13/07 - 15h06
Barbacena, eu me lembro... 06/07 - 15h23
Barbacena, eu me lembro... 30/06 - 15h43
Barbacena, eu me lembro... 22/06 - 16h38
Barbacena, eu me lembro... 16/06 - 16h38
Barbacena, eu me lembro... 08/06 - 20h44
Barbacena, eu me lembro... 01/06 - 15h13
Barbacena, eu me lembro... 25/05 - 16h18
Barbacena, eu me lembro... 11/05 - 15h23
Barbacena, eu me lembro... 04/05 - 12h02
Barbacena, eu me lembro... 27/04 - 14h50
Barbacena, eu me lembro... 20/04 - 15h28
Barbacena, eu me lembro... 06/04 - 15h37
Barbacena, eu me lembro... 30/03 - 16h25
Barbacena, eu me lembro... 23/03 - 16h00
Barbacena, eu me lembro... 16/03 - 15h37
Barbacena, eu me lembro... 13/03 - 10h40
 

NOTA DA REDAÇÃO:
Barbacena, eu me lembro... será publicado todas as quintas-feiras no Portal de Notícias Barbacena On Line. Mande sua colaboração para ricardo@barbacenaonline.com.br.




Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de textos e fotos publicados no Barbacena On Line,
de qualquer forma, em qualquer meio (sites, portais, rádios, revistas ou jornais) sem a autorização, por escrito, do Editor.

 

© Copyright 2001 - 2008 .:. Barbacenaonline .:. Todos os direitos reservados
Rua Cônego Vieira, 30 – 3º andar - sala 304 - Centro – Barbacena – MG - CEP: 36200-040
Telefone: 00+55+32+3331-7086 - ramal 21