Voltar à principal
Imprimir
Contato

Trabalhar menos

Uma lembrança muito clara que tenho do meu tempo de criança é papai entrar e sair de casa, cumprindo suas obrigações de professor, em três turnos por dia, de manhã, a tarde e a noite.

Minha mãe ficava em casa, mas movimentava-se o dia inteiro, sempre com alguma coisa por fazer.

Mas, a primeira vez que ouvi falar em trabalho, foi no primeiro ano do colegial, no Instituto Gammon, nas aulas de um professor muito competente e moderno, o Jeová Medeiros, que adotava livros ditos “modernos”, do Dalton Gonçalves.

O significado da palavra trabalho, na Física, é diferente do seu significado habitual, empregado na linguagem comum. O trabalho, na Física é sempre relacionado a uma força que desloca uma partícula ou um corpo.

Fui estudar em Belo Horizonte, me enveredei pela prática do Cinema e vez por outra me vinha a cabeça a necessidade de parar de viver sustentado pela mesada do pai e trabalhar.

Tristes experiências! Vendedor de casa em casa, de vassouras e enciclopédias...
Sempre julguei que quem passou por estas experiências poderia vender qualquer coisa...
Tive uma excelente possibilidade de trabalho em Furnas Centrais Elétricas no setor de advocacia em Belo Horizonte, com o Dr. Mota. Vesti por três vezes um deselegante terno preto e não o encontrei. Julguei-o um chato de galocha.

Por uma destas tramas do destino dois anos depois lá estava eu como funcionário de Furnas, na minha cidade de Lavras.
Foi então que descobri duas coisas. A primeira que Dr. Aldo Mota, sobrinho do Cardeal Mota, era gente fina. E segundo o significado da palavra trabalho.

Trabalhei muito em Furnas Centrais Elétricas, em diversas cidades do país.
Tanto que quase não percebi o crescimento dos meus filhos.
Depois, aposentei e pensei que tudo ia ser um marasmo só.
Qual o quê!
Cada dia mais atividades surgiram na minha vida, culminando com o trabalho voluntário durante quatro anos do primeiro mandato como prefeita de Jussara Menicucci.

Curioso é que tivesse ao meu lado uma pessoa como Eudóxia, que se aposentou como funcionária do Estado de Minas Gerais, fez concurso para o Município e continua trabalhando numa escola municipal que ama muito, o Padre Dehon.
Nossos filhos, Rodrigo e Ricardo, sem nenhuma indicação política estão fazendo carreiras de sucesso em suas empresas, baseados principalmente no trabalho.

Uma família de Workaholic, que é uma expressão americana que serve para designar uma pessoa viciada em trabalho. Porém, o mundo está mudando.

Já imaginou fazer apenas o que gosta a vida inteira? Viveria do quê? Sonhos? Se imaginarmos o trabalho como um fardo, a situação realmente parece impossível. Mas e se o trabalho, o lazer e o estudo começassem a se misturar em nossas vidas de tal forma que não desse mais para diferenciar uma coisa da outra? Esta é a proposta de Domenico de Masi, sociólogo italiano da Universidade La Sapienza, de Roma, e presidente da Escola de Especialização em Ciências Organizativas, a S3 Studium. Ele defende a idéia que é chegado o momento de cultivarmos o ócio criativo para uma nova era. Cada vez mais pessoas e empresas aderem aos seus conceitos e passam a ter vidas mais felizes e produtivas.

Todas as vezes que me debruço sobre estas idéias de Domenico de Masi, tenho vontade de entregar o portal Lavras 24 Horas para o Flávio Mazzochi, desistir do próximo livro sobre encomenda que vou escrever, e trabalhar menos...

Publicado em 24/10/08



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de textos e fotos publicados no Barbacena On Line,
de qualquer forma, em qualquer meio (sites, portais, rádios, revistas ou jornais) sem a autorização, por escrito, do Editor.
© Copyright 2001 - 2008 .:. Barbacenaonline .:. Todos os direitos reservados
Avenida Bias Fortes, 166 – Térreo - Centro – Barbacena – MG - CEP: 36200-068
Telefone: 00+55+32+3331-7086 - ramal 27